POR DENTRO DA ROTA ROMÂNTICA DA SERRA GAÚCHA

17/10/2017

 

 

Fazer a Rota Romântica da Serra Gaúcha é uma das opções para ir até Gramado e ao mesmo tempo conhecer de perto a cultura germânica. Também é uma oportunidade para se encantar com o clima europeu que as cidades por onde cruza transmite.

 

O roteiro foi inspirado da Romantische Strasse na Alemanha. A ideia era a formação de uma rota turística com cidades de colonização alemã no Rio Grande do Sul.

 

A Rota Romântica teve início ao final do ano de 1994. Contou com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Câmara de Turismo do RS, EMBRATUR, PUCRS com o Curso de Turismo. Eles puderam investigar o potencial turístico das cidades e tiveram o apoio de todos os municípios envolvidos.

 

Hoje a Rota Romântica conta com 14 municípios e tem como início o Vale dos Sinos, na cidade de São Leopoldo e vai até o Planalto da Serra Gaúcha.

 

Ao longo dos 184 quilômetros de Rota Romântica você perceberá o clima europeu característico dos imigrantes do norte da Alemanha. Com belas paisagens, festivais gastronômicos, festas e bandas típicas da cultura germânica.

 

 

Ao passar pelas cidades é impossível não se encantar com a arquitetura. Elas tem um estilo bávaro e enxaimel, além dos jardins muito bem cuidados.

 

Com certeza a Rota espalha romantismo aos casais viajantes por todo o caminho!

 

Vinho? Não! Na Rota Romântica o queridinho é o Chopp!


Uma das grandes paixões que foram transmitidas dos nossos queridos imigrantes para todos o estado é o Chopp!

 

E no mês de outubro é comemorada a Oktoberfest por várias cidades, regadas a muito chopp, festa, gastronomia típica e a muita alegria!

 

Com saídas de Gramado, há várias excursões para conhecer cervejarias e fazer degustações!

 

Viver as tradições dos antepassados dos imigrantes é incrível, eu sempre gosto de dizer que o que mantém as tradições vivas são os produtos que continuam a ser produzidos pelos bisnetos, netos e filhos destas pessoas!

 

Ao longo de toda a Rota Romântica também é encontrada uma quantidade enorme de casas de cafés Coloniais e restaurantes de comidas típicas alemãs, para quem quiser conhecer e se apaixonar por essa culinária forte e deliciosa.

 

Como aproveitar a Rota Romântica da Serra Gaúcha


Do início ao fim da estrada é ofertado uma diversidade enorme de atrativos, tanto para os aventureiros como para o público que quer relaxar e se aprofundar na cultura da região.

O ecoturismo é muito presente principalmente nas cidades de Canela e São Francisco de Paula. É possível encontrar lugares incríveis para acampar, fazer trilhas, rafting, rapel e outros esportes radicais.

 

Já para quem quer relaxar e conhecer um pouco mais da cultura, as cidades tem museus históricos e passeios para conhecer melhor a sua história, já os mais sofisticados podem fazer um passeio inesquecível de helicóptero.

 

Também contam com diversos tipos de hospedagem desde hospedarias familiares e aconchegantes até hotéis luxuosos e modernos, mas que apresentam na sua arquitetura traços da colonização germânica. Tem opções de chalés a beira do lago ao som de cachoeira, perfeito para finalizar a Rota Romântica!

 

Você estiver subindo a Serra aproveitando o romantismo e belas paisagens da Rota Romântica da Serra Gaúcha? Então não deixe de nos visitar aqui em Korvatunturi! A magia será completa!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Rua São Pedro, 663 - Centro de  Gramado Rio Grando do Sul

Criação e Direção Artística

Contato:

54 99917-0218

Direção Técnica e Musical
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • TripAdvisor - White Circle
Responsabilidade Social
Samaritan's Feet